3 de setembro de 2008

Biblioteca Pedro Ivo, Praça Marquês de Pombal



Foto de Alberto Guimarães

Em sessão de 22 de Outubro de 1936, a Comissão Admnistrativa da Câmara Municipal do Porto aprovou uma proposta no sentido de serem criadas de novo nesta cidade algumas Bibliotecas Populares. (...) Em 1937 (Sessão de 18 de Março) foi aprovado o Regulamento destas Bibliotecas em cujo art.1º se estabelece que o seu fim é «fornecer gratuitamente os indispensáveis meios de cultura intelectual e aperfeiçoamento profissional às classes mais humildes, tendo também em vista a sua formação moral e civíca, que, em caso algum, poderá ser contrariada por leituras que não sejam rigorosamente honestas».
Está-se a citar, (e mostra-se uma foto dali extraída) o boletim Actividades Culturais da Câmara Municipal do Porto, dos Serviços Sociais e Culturais da C.M.P., de 1951, onde se referia a inauguração da quinta Biblioteca Popular, denominada Pedro Ivo, «e para a qual se construiu expressamente um elegante pavilhão no Jardim da Praça Marquês de Pombal e que foi inaugurado solenemente em 6 de Janeiro de 1948». O boletim reconhecia ser aquele polo o que correspondia inteiramente ao almejado com as Bibliotecas Populares.
Com a denominação de Biblioteca Infantil Pedro Ivo, o estabelecimento manteve-se de portas abertas e em plena actividade até anos relativamente recentes. Mas de momento, ali está apenas um edifício desocupado ,deixando de funcionar um equipamento cultural, desperdiçando-se infra-estruturas públicas.
Como a Biblioteca Pública Municipal do Porto com o seu rico acervo e a sua excelente Sala de Livre Acesso está relativamente distante da Praça Marquês de Pombal e da parte alta da cidade, reactivar a Biblioteca Pedro Ivo, será uma actuação a esperar por parte dos responsáveis municipais. Para que, por exemplo, os frequentadores do Jardim, muitas vezes sem posses para se abastecerem de leitura nos quiosques que ali existem, não tenham para ler apenas os jornais gratuitos que juntos das pombas esvoaçam nos canteiros.

Sem comentários: